segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dossiê da unificação:Beneficia o Galo


Uma reportagem da Lance Net vem botar mais fogo na unificação do títulos de 1959 e pode abrir brecha para outras competições.
Um Dossiê foi entregue a CBF Confederação Brasileira de Futebol para que sejam reconhecidos como campeões brasileiros. As competições disputadas em 1920 e 1937, possuem as características semelhantes da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, cujos vencedores, ainda esta semana, poderão ser reconhecidos como campeões brasileiros

Em 1937 foi disputado o Torneio dos Campeões de 1936, organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF), embrião da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF. Segundo o próprio dossiê, ao qual o LANCENET! teve acesso com exclusividade, o objetivo da competição era "definir um campeão nacional".
A FBF convidou clubes de todo o Brasil, mas apenas quatro aceitaram participar: Atlético-MG, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES. Disputado no sistema de pontos corridos, em dois turnos, o torneio teve como vencedor o Galo.


Em agosto de 1920, foi disputado o que seria o primeiro campeonato nacional de clubes. Organizado pela FBF, o torneio reuniu os campeões carioca (Fluminense), gaúcho (Brasil-RS) e paulista (Paulistano). Este último acabou campeão, vencendo suas duas partidas no triangular. O Paulistano encerrou suas atividades futebolísticas em 1929.

– A postura que tenho a respeito dessas coisas é não falar. Isso é tão bobo que não falo nada. O que interessa é o que vamos ganhar daqui para frente. Esse assunto não merece ser comentado – afirmou o dirigente, em entrevista ao LANCENET!.

Apesar de não fazer questão da unificação, o Atlético-MG valoriza o torneio de 1937. Em seu acervo histórico, há vários registros da época, com matérias e fotos publicadas sobre a conquista.

– Temos cerca de 30 matérias que comprovam a conquista. Estive fazendo este levantamento na Biblioteca Nacional do Rio – disse Emmerson Maurilio, presidente do Centro Atleticano de Memória (CAM).

Fonte: Lance Net

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©VAMOGALOO - Todos os direitos reservados.