terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Nascimento Do Clube Atlético Mineiro

1903 a 1908

O Clube Atlético Mineiro - o Galo mais conhecido do mundo - foi fundado no dia 25 de Março de 1908 por 22 garotos de classe média de Belo Horizonte.
Naquele dia entrava para a história um time que se tornaria imortal.
Um grupo de 22 garotos com média de idade de 14 anos se reuniu numa arquibancada do Parque Municipal, liderados por Margival Mendes Leal, o Vate.

Faltava dinheiro para tudo, tanto que eles só conseguiram comprar a primeira bola dois anos depois da fundação, e mesmo assim a pelota era de segunda mão.
Os jovens jogadores que compunham a equipe eram:
na defesa Eurico Catão, Mauro Brochado e Leônidas Fulgêncio; no meio de campo os irmãos Raul e Hugo Fracarolli, e Mário Toledo; e no ataque Francisco Monteiro, Mário Lott, Margival Mendes Leal e Benjamim Moss Filho.

A estes nomes juntaram-se Mário Neves, Carlos Maciel, João Barbosa Sobrinho, Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, José Soares Alves, Augusto Soares, Humberto Moreira, Júlio Menezes Mello, Sinval Moreira, Horácio Machado e Jorge Dias Pena.


A primeira partida oficial do Atlético aconteceu no dia 21 de Março de 1909, contra o Sport Club Foot Ball, clube mais experiente e antigo de Belo Horizonte na época.
Disputada no campo da Avenida Afonso Pena (onde atualmente encontra-se o prédio da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais), a partida foi vencida pelo Atlético pelo placar de 3 a 0.



O Galo entrou em campo com a seguinte escalação: Eurico; Mauro e Leônidas; Raul, Mário Toledo e Hugo; Mário Neves, Pingo, Margival, Zeca e Benjamin.
O Sport exigiu uma revanche na semana seguinte, perdendo novamente, desta vez por 2 a 0.

Daí em diante, o Atlético se tornou um clube respeitado em Belo Horizonte.
Em 1910 arranjaram um campo bom para treinar. Pertencera ao Sport e ficava na Avenida Paraopeba, onde hoje é o Minas centro. No dia 25 de Março de 1913 os fundadores decidiram mudar o nome do clube de Atlético Mineiro Futebol Clube para Clube Atlético Mineiro.
--------------------------------------------------------------------------------
Os Primeiros Dez Sócios



Os primeiros dez sócios do Clube Atlético Mineiro e suas respectivas funções na época:

1 - Mário Lott, 23 anos, estudante

2 - Mário Neves, 23 anos, funcionário público

3 - Antônio Antunes Filho, 20 anos, funcionário público

4 - Sinval Moreira da Silva, 23 anos, funcionário público

5 - Eurico Catão, 23 anos, farmacêutico

6 - Salesiano Lara, 17 anos, funcionário público

7 - Alfredo C. Lima Júnior, 20 anos, comerciário

8 - Jorge Dias Penna, 20 anos, funcionário público

9 - Gino Panicali, 20 anos, funcionário público

10 - Rodrigo Melo Franco, 20 anos, estudante
-------------------------------------------------------------------------------------

1908 a 1912
O desafio dos primeiros jogos


O grupo cresceu e o ponto de encontro era a casa número 317 da Rua Guajajaras, onde morava dona Alice Neves, uma senhora sem qualquer parentesco com qualquer dos rapazes, mas que se tornou a madrinha do novo clube, dando palpites e criando a primeira torcida feminina de futebol no Brasil.

Durante o seu primeiro ano de fundação em 1908, o Atlético não disputou jogos contra outros Clubes. Suas atividades resumiam-se em treinos, dos quais participavam entre outros, os jovens atletas: Jorge Pena, Oscar Maciel, Enrico Catão, Mauro Brochado, Leônidas Fulgência, Raul Fracarolli, Mário Neves, Francisco Monteiro, Mário Lott, Margival Mendes Leal, Horácio Machado, Artur Pinto, Carlos Maciel e Benjamim Moss.

A primeira diretoria não teve descanso. Foi eleita sem contestação: Margival Mendes, presidente; Mário Lott, secretário; e Eurico Catão, tesoureiro. Em seu primeiro ano o Atlético preparou sua equipe, treinada por Chico Neto: Eurico, Mauro e Leônidas; Raul, Mário Toledo e Hugo; Francisco, Mário Lott, Marginal, Horácio e Benjamim.
Para a estréia oficial do Atlético, dia 21 de março de 1909, contra o Sport Club, Chico Neto fez três modificações no ataque:
Mário Neves no lugar de Francisco, Aníbal Machado no de Mário Lott e Zeca Alves no de Horácio. O técnico deve ter adivinhado: o Atlético venceu o Sport por 3 x 0, gols de Aníbal Machado, Zeca Alves e Mário Neves.

O campo do Sport, onde hoje fica a Secretaria da Agricultura, ao lado da estação rodoviária, ficou lotado. E voltou a encher nas duas revanches que o Atlético deu ao Sport. Mais de 3.000 pessoas assistiram a outras vitórias atleticanas: 2 x 0 e 4 x .
O Sport Club não resistiu. Os nove gols que levou em três jogos foram suficientes para decretar sua morte, e quase todos os seus integrantes passaram para o quadro atleticano, tornando-o mais forte ainda.

Em BH não havia time que se comparasse a ele, cuja primeira derrota demorou muito para acontecer. Foi na primeira partida intermunicipal, no dia 12 de maio de 1912 contra o Instituto Granbery, de Juiz de Fora: 1 x 5. Os atleticanos pediram revanche e perderam novamente: 0 x 3, no dia 7 de setembro, em Juiz de Fora.

As derrotas em nada alteraram a vida do clube, que tratou de formar sua infra-estrutura e ganhou da Prefeitura um terreno para construir seu campo e sede. Ficava na Rua Guajajaras, entre a São Paulo e a Curitiba. Limparam o terreno, taparam os buracos e fincaram as traves.
O travessão era uma corda esticada, o gramado tinha tamanho irregular, mas ficou assim mesmo.

Nos primeiros dias, roubaram as traves. Margival não gostou e achou melhor escolher outro local. Conseguiu trocar a área de Guajajaras por um quarteirão na Avenida Paraopeba (hoje, Augusto de Lima), entre as ruas Curitiba e Santa Catarina. Mas ali também não durou: o governo do Estado, que também estava-se organizando, requisitou o terreno para a construção da Secretaria da Educação (hoje, Minascentro) e o Atlético passou então a ocupar o campo que foi do Sport Club, ao lado da estação rodoviária.
-------------------------------------------------------------------------------------

1913 a 1915
A adoção do nome, "Clube Atlético Mineiro" - a conquista do primeiro campeonato


Foi em assembléia-geral, convocada para a noite de 25 de março de 1913, que os sócios e diretores do Atlético Mineiro Futebol Clube decidiram mudar o seu nome para Clube Atlético Mineiro. E foi com sua nova e importante personalidade que o time disputou o primeiro torneio inter-clubes, organizado pela recém-fundada Liga de Futebol de Belo Horizonte. O vencedor receberia o rico troféu "TAÇA BUENO BRANDÃO", nome dado ao troféu em homenagem ao Governador do Estado. Os jogos tiveram os seguintes resultados:

05/07/1914 - Atlético 2 x 0 Yale 12/07/1914 - Atlético 3 x 0 América 19/07/1914 - Atlético 0 x 0 Yale 02/08/1914 - Atlético 1 x 0 América 16/08/1914 - Atlético 2 x 0 Combinado América e Yale

O Atlético foi o campeão invicto do torneio. Disputou cinco jogos, venceu quatro. Marcou 8 tentos e não sofreu nenhum. Era o primeiro título conquistado. Outros viriam, bem maiores, em grande número, consagrando o maior clube de Minas Gerais.
-------------------------------------------------------------------------------------


O Primeiro Campeonato Mineiro



Em 28/01/1915, foi fundada a LIGA MINEIRA DE ESPORTES ATLÉTICOS, que nesse mesmo ano organizou o primeiro campeonato da cidade de Belo Horizonte. A Capital contava com cinco equipes de futebol inscritas para o importante certame. Clube Atlético Mineiro, América, Yale, Higiênicos e Cristóvão Colombo.

As partidas foram realizadas em turno e returno, e coube ao Clube Atlético Mineiro a conquista do primeiro título de campeão em nosso Estado.

Os jogos desse campeonato apresentaram os seguintes resultados:

1o.Turno 11/07/1915 - Atlético 5 x 0 Yale 25/07/1915 - Atlético 2 x 2 América 29/08/1915 - Atlético 4 x 0 Higiênicos 05/09/1915 - Atlético 0 x 1 Cristóvão Colombo

2o.Turno 12/09/1915 - A equipe do Higiênicos não compareceu ao jogo e perdeu os pontos. 26/09/1915 - Atlético 3 x 1 Yale 03/19/1915 - Atlético 2 x 1 América

O América deixou o campo aos cinco minutos do 2o. tempo.

24/10/1915 - Atlético 4 x 0 Cristóvão Colombo

Foram, portanto, sete partidas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota. O Clube Atlético Mineiro assinalou 20 gols e sofreu apenas 5. Seus artilheiros foram Meireles com 7 gols, Matos com 5 gols, Paula Dias com 3 gols, Morethzon, Curthbert, Guimarães, Lé e Rose, com 1 gol cada.

Os primeiros campeões de Belo Horizonte pelo Clube Atlético Mineiro: Ferreira, Morethzon, Leon, Sigaud, Lé, Testi, Paula Dias, Lott, Meireles, Matos, Rose, Curthbert, Guimarães, Coutinho e Guido.



-------------------------------------------------------------------------------------

1916 a 1925
A formação do caráter atleticano

Nos anos seguintes, de 1916 até 1925, a equipe alvinegra não conquistou campeonatos regionais. Coube ao América, vencer todas as edições de campeonato neste período, perfazendo um total de 10 conquistas consecutivas. Um recorde que jamais seria igualado no estado.

Em 1918, a Liga Mineira de Esportes Atléticos passou a denominar-se Liga Mineira de Desportos Terrestres. Vale recordar que, nessa época, os jogos eram realizados no Prado Mineiro, cuja praça de esportes era localizada em um amplo terreno com frente para a Rua Diabase, tendo de um lado a Rua Platina e de outro a Rua dos Pampas. Nesse mesmo local funcionaram exposições, campo de aviação, pistas para corridas de cavalos, instalando-se ali, mais tarde, a sede do Departamento de Instrução da Polícia Militar.

Nesse período o Clube Atlético Mineiro realizou 134 partidas, das quais venceu 68, empatou 44 e perdeu 22. Isso refletiu o caráter vitorioso que seria a tônica da existência do Clube. Durante esses dez anos a equipe alvinegra contava em suas fileiras com os seguintes jogadores:

1916 - Ferreira Morethzon, Jorge Pena, Moura Costa, Leon, Sigaud, Lé, Alfredo Coutinho, Afonso Coutinho, Romeu, Tedinho, Lott, Zauli, Carlos Andrade, Condorcet, Cuthbert, Matos e Testi.

1917 - Felicíssimo, Moura Costa, Leon, Sigaud, Testi, Minotti, Lé, Afonso Coutinho, Labruna, Osman, Titita, Lott, Quatinho, Cezarino, Ramiro, Santiago, Eudóxio, Carabetti, Ricaldoni, Américo, Nocci, Alfredo Coutinho, Jorge Pena, Tedinho e Romeu.

1918 - Felicíssimo, Bretas, Quetinho, Fernando, Testi, Ivo, Rui Franco, Doquinha, Osman, Hernani, Lott, Eudóxio, Moura Costa, Camardelli, Alonso, Afonso Coutinho, Gondim, Selmi Dei, Ramiro, Santiago, Cesarino, Alfredo Coutinho e Titita.

1919 - Felicíssimo, Morethzon, Quetinho, Rodrigues, Amaral, Inácio, Manso, Lott, Afonso Coutinho, Gondim, Buzzato, Vanderlei, Levi, Veloso, Titita, José de Deus, Doquinha, Moura Costa, Nem, Atílio, Leon, Testi, Ramiro, Jorge Pena, Alfredo Coutinho e Minotti.

1920 - Felicíssimo, Furtadinho, Quetinho, Afonso Coutnnho, , Fernando, Danton, Moraes, Titita, Hermann, Gondim, Testi, Camardelli, Joanésio, Zauli, Veloso, Machado, Zica, Arlindo, José de Deus, Buzzato e Morethzon.

1921 - Vavá, Furtadinho, Álvaro, Fernando, Teófilo, Eduardinho, Burjato, Zica Filho, Doquinha, Hernani, Afonso Coutinho, Tuffy, Titita, Scoralick, Leon, Danton, Afonso Lamounier, Felicíssimo, Rui Franco, Morgan e Minotti Mucelli.

1922 - Odilon Behrens, Furtadinho, Pequito, Eduardinho, Porfírio, Ivo Manso, Artur, Zica Filho, Titita, Paiva, Felicíssimo, Minotti, Dias Coelho, Alceu, Fernando, Orsi, Reui Franco, Burjato, Morgan, Gondim, Zauli, Otávio, Tula, Afonso Lamounier, Levi, Larite e Pedro Arges.

1923 - Mário Furtado, Monte Raso, Minotti, Alderico, Ivo, Mário Viana, Artur, Manso, Felicíssimo, Zauli, Rosa, Fernando, Jair, Quetinho, Dias Coelho, Said, Titita, Furtadinho, Amilcar, Fileto, Afonso Lamounier, Moreira e Levi.

1924 - Fileto, Brande, Machadinho, Nereu, Tavico, Levi, Gondim, Bráulio, Larite, Tula, Cardosinho, Orvile, Franco, Guerra, Behrens, Alderico, Felicíssimo, Manso, Minotti, Morgan, Said, Burjato, Felicíssimo, Hernani, Titita, Furtadinho, Zica Filho, Camardelli, Dirceu e Amilcar.

1925 - Oswaldo, Brant, Lage, Tuffy, Ivo, Nereu, Zica Filho, Camardelli, Franco, Felicíssimo, Amaral, Braúlio, Larite, Tula, Mateus, Said, Mário de Castro, Gaúcho e Jasminor.

O Atlético firmava-se como time do povo, ao contrário de outros, como o América, por exemplo, que tinha um bom time de futebol mas não permitia o ingresso de qualquer um: apenas estudantes - de Medicina, de preferência - ou ricos. O Yale, por sua vez, era o clube preferido dos italianos, que não gostavam de se misturar.

Assim, não havia barreiras para o Atlético crescer, e ele de fato cresceu. Tanto que passou a ser convidado a jogar em outras cidades, coisa rara na época. Tudo isso, associado ao seu caráter popular, permitiria um fantástico salto da equipe para os gloriosos e inesquecíveis anos que estariam por vir.
http://www.galooficial.com/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©VAMOGALOO - Todos os direitos reservados.